WHAT'S NEW?
Loading...

Infância - Antigamente X Hoje


Estava aqui lembrando dos meus tempos de infância, e cheguei a conclusão de que é impressionante o resultado da comparação de uma criança que vive hoje, com uma que brincava há algum tempo atras.
O que impressiona mesmo, é que não se passou muito tempo, no máximo dez anos, e as coisas mudaram bastante.

Algo muito comum era ver um grupinho de moleques correndo atras de uma bola no meio da rua, muitas vezes descalços. Ouvia-se gritos de comemoração a cada gol, e esse era demarcado improvisadamente com pedras ou até mesmo chinelos de dedos. Os gritos não apenas de comemoração, podiam ser de um morador "xingando" por acertarem a bola no vidro de sua casa, de um pedestre que levara uma "bolada", ou então de algum jogador que chutou o chão e arrancou a "tampa do dedão", mas quem disse que isso o impedia de continuar brincando?!

O que falar das bolinhas de gude... Crianças se reuniam da para disputar (valendo) quem acertava mais bolinhas em arremessos com o polegar, e o que valia? A bolinha do opositor. Quem mais acertava mais levava.

Haviam também as pipas, ou "papagaios", que enfeitavam o céu, principalmente nos meses de junho e dezembro, em que se tem ferias da escola. Mesmo sendo ilegal, sempre tinham os engraçadinhos que usavam cerol, para cortar a pipa do outro, e aí; da-lhe correria, e muitas das vezes até brigas para pegar a pipa que caiu.

Antes as crianças brincavam! Jogavam bola, bolinha de gude, empinavam pipas, rodavam pião, brincavam de "esconde-esconde", "pega-pega", "mãe da rua" (essa machucava em...), entre várias outras brincadeiras. Hoje em dia não vemos mais isso, ou é muito difícil de se ver.
As crianças optam por ficar em casa, navegando na internet, pelo computador, ou pelo celular, assistir TV, jogar vídeo-game... Não que isso não seja saudável, pois existem jogos eletrônicos que ensinam mais que escolas públicas.
Os pais deveriam incentivar os filhos: "filho, vai brincar la na rua, chama seu amigo". "Filho, hoje vou te ensinar a fazer uma pipa". "Filho, comprei uma bola pra você". "Filha, chama a sua amiga pra brincar de casinha no quintal"...
 Pais, ensinem aos seus filhos tudo o que vocês aprenderam. Inclusive, se divertir.

Gostou? Compartilhe com ozamigo.

~Luiz Fernando

0 comentários:

Postar um comentário