WHAT'S NEW?
Loading...

As maravilhas do RPG de mesa

Em primeiro lugar gostaria de dizer que estou longe de ser um especialista nesta área (ainda!), esta é somente a humilde opinião de um amante de jogos. Espero que gostem.


Desde criança, sou fascinado por jogos em geral. Jogos eletrônicos, de tabuleiro, alguns esportes, e por aí vai, mas de todos esses anos um dos jogos que mais me identifiquei, que mal conheço e já considero pacas, é o RPG de mesa. Uma união de, praticamente, todos os itens que citei acima. Sempre ouvi falar muito bem desse estilo de jogo, mas nunca havia experimentado, por falta de amigos interessados, dinheiro, etc, todo aquele papo de forever alone e pobre de sempre, mas como agora estou na faculdade e meu curso se chama Jogos Digitais (para quem não sabia, sim, isso existe e o curso é uma delícia, Jailson Aprova) tive contato com pessoas com o mesmo gosto e começamos a jogar! E foi assim que me apaixonei pelo jogo.

            O RPG de mesa consiste em juntar um grupo de amigos para uma aventura, seja para salvar a princesa, matar alguns monstros em uma dungeon (masmorra) ou até salvar o mundo. É formado por um grupo de pessoas para serem os jogadores e uma pessoa para ser o mestre, que será quem entrega as missões para o grupo, controla o mundo, os personagens do universo (menos os personagens dos jogadores), quem aplica as regras e todo o resto. O mestre é quem manda.

            Diferente de jogos de RPG eletrônicos, aqui temos uma liberdade incrível. Podemos fazer, praticamente, tudo que quisermos! Você leu certo: O que quiser. Você pode estar caminhando com seu grupo pelas estradas da vida e se te bater a vontade de dar um tremendo tapa na cara do seu amigo, é só dizer. Mas claro, o mestre tem que permitir tal ação (por isso o “praticamente” tudo).

            Temos como base Dungeon & Dragons. Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, D&D é o pioneiro em RPGs de mesa, atualmente na versão 5 (se não me engano). É ele quem te entrega o mundo, as missões, itens, cenários, história... enfim, ele te dá tudo o que precisa para começar uma aventura. Mas é claro, fica ao seu critério usar ou não, você pode muito bem inventar seu próprio universo e tudo mais, basta querer e saber aplicar. Cada RPG tem seu estilo de jogar, alguns com dados, outros com cartas, tabuleiros, outros com todos esses itens e vários outros. O mais conhecido é por dados, onde para cada ação que o jogador deseja realizar, deve rolar um respectivo dado, onde dentro do mundo do RPG se existe muitos, dados para dano, veneno, proteção, etc. Cada jogador tem a sua ficha do personagem, dizendo seu nome, raça, classe, idade, magias, habilidades... tudo depende de como vão querer jogar, fichas geralmente são mais complexas em alguns aspectos, mas também podem ser extremamente simples.

            Com certeza, um dos maiores e melhores pontos positivos do RPG de mesa é a interação com o mundo, com os personagens, com todo o universo presente ao seu dispor e, claro, a imaginação, pois é dela que vem tudo que você irá presenciar. Não deixando de lado um dos pontos mais importantes: seus amigos! Sem dúvidas é uma das formas mais divertidas de reunir todos para se divertir em um fim de semana com os companheiros. E acreditem, é muito divertido quando todos se envolvem, participam e jogam como uma equipe, todos se divertem e sempre vão querer mais.

            É isso meu povo, espero que tenham gostado deste post, mais estão por vir sobre jogos em geral, RPG, algumas críticas, resumos e muito mais. Espero que tenham gostado, até mais! :D
#Thiago Serôdio "BeHate"


0 comentários:

Postar um comentário